,

5 estratégias para ser produtivo no trabalho quando se está deprimido

5 estratégias para ser produtivo no trabalho quando se está deprimido

 

Um aspecto importante da recuperação da depressão é continuar participando do maior número possível de suas atividades diárias habituais durante o tratamento. E o trabalho é certamente uma delas, mesmo que manter-se produtivo seja inegavelmente um desafio muito difícil. Confira 5 estratégias que você pode usar para ser mais produtivo no trabalho quando está deprimido. 

1.Reconheça a importância do seu trabalho

Não existe profissão inútil ou vergonhosa. Perceba a missão que o seu trabalho envolve e sinta prazer em fazer parte dela. Faça a diferença.

Trabalhar com algo que realmente importa para você renova suas energias, em vez de esgotá-las.

Mesmo que não seja o melhor trabalho do mundo ou o que você gostaria de ter, seja grato. Em um mundo onde as taxas de desemprego estão disparadas, muita gente daria tudo para estar no seu lugar.

2.Reduza as fontes de estresse

O estresse faz parte do cotidiano de muitas empresas, mas para uma pessoa depressiva ele é o inimigo número 1. Você precisa diminuir ao máximo as fontes de estresse.

Você precisa diminuir ao máximo as fontes de estresse.

 

  • Conflitos. Interações hostis e ameaçadoras, principalmente entre supervisores e empregados, são associadas a um aumento do risco de depressão. Você pode evitar conflitos ou tentar solucioná-los. Lembre-se, a melhor maneira de evitar conflitos é resolvê-los.
  • Insegurança no emprego. Especialmente durante períodos de dificuldade econômica, a insegurança no emprego prejudica o rendimento do trabalhador.
  • Tensão no trabalho. A tensão no trabalho se caracteriza pelo baixo poder de decisão (pouco controle sobre o tipo ou o ritmo de trabalho) e alta demanda, incluindo a grande competitividade.

3.Organize-se

Organizar-se, focar em uma coisa de cada vez e finalizar as tarefas são habilidades essenciais para lidar com suas obrigações diárias, mas bem difíceis de gerenciar quando você está deprimido. E nada é mais estressante e desmotivador do que uma rotina desorganizada.

  • Faça uma lista com tudo o que deve ser resolvido ao longo do dia: isso dispensa a mente de ficar recapitulando o que precisa ser feito, permitindo direcionar a concentração para coisas mais úteis.
  • Aprenda a identificar a diferença entre urgente e importante. Leia o artigo «Como saber a diferença entre importante e urgente», nesse passo.
  • Anote seus compromissos em uma agenda e planeje o dia seguinte no final do expediente.
  • Evite ao máximo deixar para depois o que pode ser feito agora, tarefas acumuladas mais cedo ou mais tarde se tornarão um problema sério.

4. Divida as tarefas

Quando suas tarefas parecerem exaustivas demais, divida-as em pequenos blocos. Será muito mais fácil completá-las.

5. Faça pausas

Faça pausas! E se puder brincar com os colegas, ainda melhor!

 

Intervalos aumentam a produtividade. Pesquisas apontam que fazer pausas diminui o nível dos hormônios do estresse, aumentam a dopamina e outras substâncias químicas que provocam bem-estar e fortalecem as conexões neurais que auxiliam a memória e as funções executivas do cérebro.

Quando começar a se sentir sobrecarregado por uma tarefa, um cliente ou um colega, simplesmente pare o que está fazendo e recupere a compostura.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário