A depressão pode ser ligada a 15% dos problemas cardiovasculares

A depressão favorece o surgimento de problemas no coração. Estima-se que cerca de 15% de casos referentes a problemas no coração estão ligados à depressão.

 

As complicações no sistema circulatório ocorrem quando há aumento do hormônio cortisol, decorrente da melancolia sentida pela pessoa deprimida, segundo artigo do site Saúde, da Editora Abril. E esse aumento traz danos aos vasos sanguíneos e, obviamente ao coração.

Situação de emergência

O cortisol é chamado de hormônio do estresse. Ele é importante ao corpo, mas em quantia moderada, pois funciona como um alerta ao organismo que entende que existe “uma situação de perigo” e busca poupar energia. Em situações de depressão, é como se o organismo da pessoa estivesse sempre em caráter de urgência.

Além disso, o organismo não consegue diferenciar entre uma situação real ou imaginária de perigo.

A depressão pode desencandear varias doenças.

Estudo do Centro Helmholtz de Munique (Alemanha) aponta que cerca de 15% de casos referentes a problemas no coração estão ligados à depressão.

Mas a depressão também é facilitadora para outras doenças severas, como mal de Parkinson e o próprio câncer, pois traz desequilíbrio hormonal e compromete os sistemas de defesa do corpo, o que faz com que uma célula em funcionamento anormal se transforme num tumor, de acordo com o site.

Menos problemas

Segundo artigo da Scientific American, pessoas deprimidas devidamente tratadas têm 48% menos chance de ter problemas no coração ou AVC (Acidente Vascular Cerebral) – quando comparadas a aqueles que não tiveram o quadro de depressão tratados.

Em geral, pessoas deprimidas têm mais dificuldade de se recuperarem de doenças e traumas.

Muitas pesquisas também citam que a depressão prejudica a recuperação de pacientes que sofreram infarto ou passaram por outras situações críticas de saúde.

Em geral, deprimidos têm mais dificuldade de se recuperarem de doenças e traumas. Então, para evitar essas consequências danosas à saúde, é sempre indicado cuidar da depressão desde o início dos primeiros sintomas, para se prevenir desse quadro.

Quanto mais se agrava a depressão, aumentam- se as chances de danos ao coração. Por isso, se torna cada vez mais urgente se atentar a essa doença e buscar ajuda, o quanto antes.

 


Veja como melhorar a sua saúde apesar da depressão


No método 100% online Zero-D, você vai aprender a criar novos hábitos simples e eficientes para melhorar a sua saúde em geral. O método compartilha ferramentas, dicas e exercícios poderosos para sair da depressão. Clique no botão abaixo para fazer a sua inscrição!