A gratidão: um caminho para vencer a depressão
A GRATIDÃO: UM CAMINHO PARA VENCER A DEPRESSÃO
Você quer sair da depressão e ser feliz? Comece a ser grato! Segundo as pesquisas científicas, cultivar a gratidão no seu dia-a-dia é o caminho mais direto para vencer a depressão e alcançar a felicidade.
A gratidão tem o poder de transformar totalmente a sua vida, além de torná-la uma pessoa melhor e mais feliz.
Muitos estudos científicos comprovaram os inúmeros benefícios que ela proporciona em todas as facetas da existência: saúde, equilíbrio mental, relacionamentos e até na carreira.
O conceito de “gratidão” não envolve apenas o agradecimento a um Deus ou a alguém em especial, mas sim o fato de reconhecer o que há de bom na sua vida e sentir-se feliz com isso.
Agradecer é saborear o momento, sentir o amor que nos foi enviado em uma ação e devolvê-lo em forma de palavras ou gestos a quem o ofereceu.
Não basta agradecer automaticamente, como manda a boa educação. Para experimentar o poder transformador da gratidão, é preciso sentir-se verdadeiramente grato e exteriorizar esse sentimento.
O que a ciência diz?
A neurociência explica que quando cultivamos o sentimento de gratidão, nosso cérebro libera a dopamina, um neurotransmissor responsável por aumentar a sensação de prazer e de recompensa, estimular o afeto, trazer a tranquilidade e reduzir a ansiedade, o medo e as fobias.
A pessoa deprimida não produz a dopamina em quantidade suficiente.
Cultivar a gratidão também estimula a ocitocina, conhecida como o hormônio do amor, da felicidade e do bem estar.
Os benefícios da gratidão
- Diminui a depressão e os distúrbios mentais.
- Reduz a ansiedade, o medo e as fobias.
- Ameniza dores físicas. A gratidão estimula outras emoções positivas, o que aumenta a produção de endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem estar e que atuam como analgésicos naturais, aliviando das dores de cabeça às terríveis dores causadas pelo câncer terminal.
- Favorece o aumento da autoestima.
- Leva à felicidade.
- Melhora o humor.
- Estimula emoções positivas.
- Afasta o estresse e a negatividade.
- Ajuda na construção de relacionamentos sólidos.
- Torna as pessoas mais amigáveis, simpáticas e confiáveis.
- É a chave para um casamento bem sucedido.
- Faz do mundo um lugar melhor, porque nos transforma como pessoas, tornando-nos mais altruístas, éticos, socialmente comprometidos e prestativos. Quem sente e expressa mais gratidão tira o foco de si mesmo e passa a ver o outro com compaixão e a atribuir-lhe mais importância. Ficamos mais abertos para pensar no outro em vez de adotar uma postura egoísta, narcisista e autocentrada.
- Favorece a espiritualidade: todas as religiões definem a gratidão como uma virtude.
- Melhora o sono.
- Prolonga a vida. Existem comprovações científicas suficientes de que emoções positivas melhoram a saúde e fortalecem o sistema imunológico, evitando doenças infecciosas e ajudando o organismo a combatê-las.
- Ajuda a alcançar metas. Uma pessoa consciente de tudo o que tem a agradecer torna-se menos passiva e preguiçosa, e mais disposta a correr atrás de seus objetivos.
- Evita a inveja, pois quem está satisfeito com o que tem não fica desejando o jardim do vizinho e sente menos insegurança, desconfiança e inferioridade.
- Melhora o ambiente de trabalho e aumenta a produtividade.
Aprenda a cultivar a gratidão na sua vida
No método 100% online Zero-D, você vai aprender a cultivar a gratidão e a ver as benções na sua vida. O método compartilha ferramentas, dicas e exercícios poderosos para você ser grato e sair da depressão. Clique no botão abaixo para fazer a sua inscrição!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!