Depressão é uma das principais causas de afastamento no trabalho
DEPRESSÃO É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE AFASTAMENTO NO TRABALHO
Em 2016, mais de 75 mil pessoas se afastaram do trabalho devido à depressão no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) cita que em 2020, a depressão será a mais incapacitante das doenças no mundo.
Essa quantidade de afastamento no trabalho corresponde a 37,8% das licenças médicas emitidas, em função de questões ligadas à saúde mental, como aponta a OMS, que incluem não só a depressão, como estresse, ansiedade, transtornos bipolares, esquizofrenia e transtornos mentais relacionados ao consumo de álcool e cocaína.
No ambiente corporativo, a depressão e a ansiedade são tidas como uma das principais questões que contribuem para o adoecimento.
A cobrança, pressão e competitividade são fatores que podem favorecer esse quadro.
Para contornar essas situações estressantes no trabalho – que podem levar à depressão – recomenda-se buscar relaxar e, se possível, pegar licença médica, alguns dias de folga ou férias.
Nesse contexto, é também importante que a pessoa tenha o apoio e compreensão da família durante essa fase delicada. Por isso, os familiares precisam entender que oferecer um ombro amigo (e sem julgamentos) é uma alternativa importante nesse momento.
No ano passado, mais de 199 mil pessoas se ausentaram do mercado e receberam benefícios relacionados as enfermidades relatadas acima, o que supera o total registrado em 2015, de 170,8 mil.
Aprenda a lidar com o estresse
No método 100% online Zero-D, você aprende a combater o estresse. O método compartilha ferramentas, dicas e exercícios poderosos para lidar com a pressão do emprego e sair da depressão. Clique no botão abaixo para fazer a sua inscrição!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!